top of page

O que uma troca de óleo me ensinou sobre caráter

há 10 minutos
5 min de leitura

Eu sabia o que precisava fazer. Tinha comprado o óleo, o filtro e as ferramentas. Ainda assim, levei três semanas para trocar o óleo da minha moto. E foi justamente nesse intervalo, entre saber e fazer, que encontrei uma questão muito maior do que a manutenção de uma Triumph Bonneville.



Há coisas que adiamos porque não sabemos como fazê-las. Outras ficam para depois porque nos faltam tempo, recursos ou condições. E há aquelas que adiamos mesmo sabendo exatamente o que precisa ser feito.


No meu caso, não havia mistério. Eu conhecia a importância da manutenção, tinha os materiais necessários e sabia que precisava reservar um tempo na garagem. Mas sempre aparecia alguma coisa mais interessante, mais urgente ou simplesmente mais agradável de fazer.


Até que me dei conta de uma contradição: eu defendia uma coisa, mas não estava agindo de acordo com aquilo que defendia.


Foi essa experiência cotidiana que me levou a uma reflexão sobre caráter. Não porque uma troca de óleo atrasada seja, por si só, uma questão moral grave, mas porque situações pequenas podem revelar algo sobre a maneira como organizamos nossas prioridades e lidamos com as próprias responsabilidades.


Não estou falando de bom ou mau caráter


Quando usamos a palavra caráter, é comum pensar imediatamente em alguém de bom caráter ou de mau caráter. De um lado, a pessoa honesta, confiável, responsável. Do outro, alguém desonesto, manipulador ou incapaz de cumprir a própria palavra.


Essa distinção tem seu lugar, mas não é exatamente dela que estou falando.

O que me interessa aqui é a diferença entre ter caráter e viver sem uma disposição de caráter suficientemente formada.


Ter caráter, nesse sentido, não significa ser moralmente perfeito, nunca falhar ou cumprir todas as tarefas no prazo. Significa possuir uma disposição relativamente estável para agir de acordo com aquilo que reconhecemos como correto e importante. É quando nossos valores deixam de ser apenas ideias que defendemos e passam a orientar, de maneira concreta, nossas escolhas.


A ausência de caráter, nessa reflexão, não é uma sentença sobre a pessoa inteira. Tampouco é sinônimo automático de maldade ou desonestidade. É a falta de uma disposição consistente que dê forma às nossas decisões. Sabemos o que valorizamos, mas esse conhecimento ainda não se converte, de modo confiável, em ação.


Uma pessoa pode defender a responsabilidade e ser frequentemente irresponsável. Pode valorizar a palavra dada e encontrar justificativas recorrentes para não cumpri-la. Pode reconhecer a importância de cuidar daquilo que recebeu e, ainda assim, deixar que a conveniência do momento decida por ela.


Isso não basta para classificar alguém como uma pessoa de mau caráter. Mas é motivo para perguntar se o caráter que desejamos ter está realmente presente nas nossas escolhas.


A diferença importa porque o problema nem sempre está em querer o que é errado. Às vezes, queremos o que é certo, mas não desenvolvemos a disposição necessária para agir de acordo com isso.


Aristóteles e a distância entre saber e fazer


Essa questão já estava no centro da reflexão de Aristóteles, há mais de dois mil anos.


Na Ética a Nicômaco, o filósofo distingue o conhecimento das virtudes da formação efetiva do caráter. Não basta compreender o que é justo, corajoso ou moderado. É preciso praticar ações correspondentes, porque são também os nossos atos que formam as disposições a partir das quais passamos a agir.


Ao tratar da virtude moral, Aristóteles escreve, em tradução livre:

““É praticando atos justos que nos tornamos justos, atos moderados que nos tornamos moderados e atos corajosos que nos tornamos corajosos.” — Aristóteles, Ética a Nicômaco, Livro II, capítulo 1, 1103b

A ideia parece simples, mas tem consequências importantes. O conhecimento moral, por si só, não transforma ninguém. Podemos ler sobre disciplina, ouvir conselhos sobre responsabilidade e reconhecer a importância de uma vida bem ordenada. Ainda assim, se não colocarmos esse conhecimento em prática, ele corre o risco de permanecer apenas no campo das intenções.


É possível, portanto, conhecer o caminho sem desenvolver o hábito de percorrê-lo.


E há algo mais: nossas ações não apenas expressam quem somos. Elas também participam da formação de quem nos tornamos. Cada escolha repetida ajuda a consolidar uma disposição; cada adiamento ao qual nos acostumamos torna mais fácil adiar novamente.


Isso não quer dizer que um único erro determine nosso caráter. Aristóteles não precisa ser interpretado dessa maneira. A formação de uma disposição acontece ao longo do tempo, pela repetição de atos e pela maneira como aprendemos a escolher.


Uma troca de óleo adiada por três semanas não define um homem. Mas o hábito de negociar consigo mesmo toda vez que uma responsabilidade se torna inconveniente merece atenção.


Bonneville T120 estacionada perto de uma mesa com uma xícara de café
Entre um café e outro, sempre cabe uma reflexão sobre a vida (Foto: José Caetano/Classic Man Ride)

O problema começa quando a exceção vira regra


Todos temos dias em que não conseguimos fazer o que havíamos planejado. Há imprevistos, compromissos familiares, cansaço e situações que exigem uma mudança de prioridades. Nem todo adiamento é procrastinação, e nem toda procrastinação revela uma falha moral.


Seria absurdo transformar cada tarefa pendente em um julgamento sobre o próprio caráter.


A questão aparece quando deixamos de tratar o adiamento como exceção e passamos a organizá-lo como parte da rotina. Quando sempre existe uma justificativa razoável para não fazer o que sabemos ser necessário. Quando a intenção de agir corretamente nos oferece uma espécie de conforto, mesmo sem produzir a ação correspondente.


Afinal, enquanto dizemos a nós mesmos que vamos resolver o assunto amanhã, podemos continuar preservando a imagem de alguém que sabe o que deve fazer. O problema é que essa imagem não substitui o ato.


Foi o que reconheci na garagem. Eu não precisava aprender a trocar o óleo da Bonneville. Precisava parar de negociar comigo mesmo e fazer aquilo que já havia decidido fazer.


E não considero isso uma grande vitória pessoal. Trocar o óleo de uma moto é uma tarefa comum. O que me interessou foi perceber como uma tarefa tão simples pode expor uma distância entre o que defendemos e a maneira como conduzimos a própria vida.


Essa distância pode aparecer em outros lugares: nas promessas que fazemos à família, nas responsabilidades profissionais, nos compromissos que assumimos ou nos cuidados que sabemos serem necessários, mas que deixamos indefinidamente para depois.


Não é preciso transformar cada situação em uma crise. Basta ter honestidade suficiente para reconhecer quando a exceção começa a se tornar um padrão.


Caráter não é perfeição. É uma disposição que precisa ser cultivada


Existe uma armadilha nessa conversa: acreditar que, para ter caráter, precisamos agir corretamente o tempo inteiro. Essa exigência não corresponde à experiência humana e tampouco ajuda a corrigir nossas falhas.


O caráter não é um certificado que recebemos e que nos dispensa de continuar prestando atenção às próprias escolhas. É uma disposição que se forma, se fortalece e também pode se enfraquecer.


Por isso, reconhecer uma contradição não precisa terminar em culpa estéril. Pode ser o começo de uma correção concreta.


No meu caso, foi preciso parar, ir à garagem e fazer a troca de óleo que eu havia adiado. Nada de extraordinário aconteceu. A moto recebeu a manutenção necessária, e a vida seguiu.


Mas ficou uma pergunta que vai além da mecânica: quantas vezes sabemos o que precisa ser feito e, mesmo assim, permitimos que a conveniência decida por nós?


A experiência nos ensina muita coisa. Com o passar dos anos, acumulamos conhecimento, atravessamos dificuldades e aprendemos a reconhecer situações que antes não saberíamos enfrentar. Mas a experiência não nos torna automaticamente coerentes. Não elimina nossas contradições nem nos dispensa do trabalho de cultivar as disposições que consideramos importantes.


Basta olhar o tanto de velho imaturo e sem caráter por aí.


Talvez a maturidade esteja também nisso: não em imaginar que já nos conhecemos por completo, mas em conservar a disposição de olhar honestamente para nós mesmos quando nossas ações não correspondem às nossas convicções.


Porque saber o que é certo importa. Mas é na maneira como vivemos que esse conhecimento começa, de fato, a ganhar forma.


E, às vezes, a reflexão começa na garagem, diante de uma tarefa que deveria ter sido feita três semanas antes.

Comentários


© 2024 por José Caetano. Criado com Wix.com

  • Youtube
  • Instagram

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

bottom of page